O que é o TAE KWON DO?

 

        TAE KWON DO é o atual nome da Arte Marcial que vem sendo difundida em todo o mundo por mestres coreanos amparados pelo governo coreano e Federação Mundial de Tae Kwon Do. O Propósito principal do TAE KWON DO é defender-se e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos.

        É o “Caminho dos pés e das mãos”. O Grão-Mestre Kun Mo BANG, radicado em Marília, interior de São Paulo e um dos pioneiros do TAE KWON DO no Brasil, ainda sugere um outro significado, baseado na essência desta arte marcial: TAE KWON DO é “a arte que treina a mente através do corpo”.

        Todas as atividades do TAE KWON DO estão baseadas em táticas defensivas, pois este esporte nacional se desenrola como defesa própria contra o ataque inimigo. Cada movimento do TAE KWON DO é desenhado cientificamente com um propósito específico de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um. A constante repetição ensina a paciência e a resolução de transpor obstáculos. O tremendo poder mente/corpo desenvolve a autoconfiança para enfrentar qualquer adversário em qualquer lugar e qualquer situação. Nos tempos antigos, a vida social causava uma carência de forças físicas e agilidade corporal das pessoas. Por isso quando chegavam à velhice, às vezes, os corpos se faziam demasiados desgastados. Com a prática, o TAE KWON DO assegurava boa saúde, beleza física, agilidade mental.

        Os exercícios do TAE KWON DO mantêm a confiança em si mesmo, não só a força física, mas também a disciplina mental, porque são desenroladas técnicas superiores para defesa pessoal, usando seu corpo inteiro. Para o praticante de TAE KWON DO seu corpo é uma arma; é capaz de atacar e defender facilmente qualquer agressor com as mãos, punhos, cotovelos, joelhos, pés ou qualquer parte do seu corpo.

        O mais importante é que este esporte nacional serve como uma arte marcial superior de defesa própria, sendo que oferece notavelmente bom sentido ao seu praticante, pois o que tem confiança em si mesmo se mostra extraordinariamente generoso com os outros, não teme a seu adversário de maneira nenhuma, porque não abusa jamais de sua força para atacar injustamente o outro, porque já obteve uma atitude de modéstia, através do condicionamento mental treinado do TAE KWON DO. Em conclusão, as virtudes de modéstia e generosidade estão fundamentalmente baseadas na confiança em si mesmo.

        Tal confiança em si mesmo, física e mentalmente é benéfica à sua vida pessoal, à sua família e à vivência dentro da nação.